Pós instalação do Ubuntu: O que todo mundo precisa

Este artigo baseia se que você está usando o Ubuntu 10.04 LTS, versão lançada abril de 2010, e por isso algumas coisas ditas aqui talvez não funcione no em outras versões (mais novas ou mais velhas). Qualquer dúvida, faça sua pergunta nos comentários.

A primeira coisa que faço após instalar o Ubuntu em meu computador é instalar o ubuntu-restricted-extras, sun-java6-plugin e desbloquear o sistema para tocar DVDs originais com DRM:

  • ubuntu-restricted-extras: Flash player, codecs de áudio e vídeo (MP3, MPEG, WMV, FLV, etc.), descompactador de RAR, fontes do Windows, etc.
  • sun-java6-plugin: plugin Java para acessar a conta do Banco do Brasil.

Bom, vamos instala-los agora. Vá em Sistema » Administração » Canais de software, sua senha será solicitada. Aparecerá uma janela, clique na aba “Outro software”, habilite todos os repositórios (são dois) e clique em “Fechar”. Aparecerá uma janela perguntando-lhe se deseja atualizar as informações do repositório, clique em “Recarregar”.

Recomendo que ainda em Sistema » Administração » Canais de software, na aba “Atualizações”, selecione a opção “Instalar novas atualizações de segurança sem confirmação”. Isso fará que atualizações críticas sejam baixadas e instaladas automaticamente. Nesse ponto eu recomendo atualizar o sistema, o que pode ser feito em Sistema » Administração » Gerenciador de atualizações. Após concluída a atualização, se o botão do canto superior direito ficar vermelho, é necessário reiniciar o computador para que as atualizações fiquem valendo (normalmente isso só acontece quando o kernel é atualizado).

Agora você já pode instalar os programas com tranquilidade, através de Aplicativos » Central de programas do Ubuntu. Busque por “ubuntu extras” (sem as aspas), aparecerá um lista pequena, com uns 4 pacotes, instale o “Ubuntu restricted extras” (cuidado para não confundir com outro, pois eles tem nomes parecidos). Para instalar o plugin Java, ainda em Aplicativos » Central de programas do Ubuntu, clique em “Parceiros da Canonical” e buque por “plugin java” (sem as aspas), e instale o pacote “Plug-in Sun Java 6.0”. Nesse momento você já deverá ter visto duas setas verdes girando,  clique nelas e serão exibidas as instalações em andamento. Aguarde os instalações serem concluídas, provavelmente o instalador do Java perguntará se você aceita ou não a licença do mesmo, se você não aceitar, o programa não será instalado.

Para desbloquear o sistema para tocar DVDs originais com DRM, execute o comando abaixo no terminal (Aplicativos » Acessórios » Terminal). Sua senha será solicitada, perceba que a mesma não aparece enquanto você a digita. Digite sua senha e tecle Enter.

sudo /usr/share/doc/libdvdread4/install-css.sh

Todos os procedimentos acima são recomendados para qualquer tipo de usuário, pois os mesmos não vem por padrão no Ubuntu, devido a patentes (válidas somente nos EUA, não vale no Brasil) e licenças proprietárias.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s