O que falta para o Linux “dominar o mundo”?

O que falta para o Linux “dominar o mundo” são detalhes bobos, a maioria das pessoas não veem o fato do sistema ser diferente (bem diferente, só para constar) como um problema para usa-lo. O Ubuntu não é mais difícil que o Windows, eu mesmo o considero o Ubuntu mais fácil em vários aspectos (principalmente o fato de não pegar vírus e não precisar de anti-vírus).

A maioria dos casos, o usuário não acha o Ubuntu difícil, mas questiona se o programa X ou Y existe para Linux. Os programas que mais me perguntam são o PhotoShop, Windows Live Messenger (MSN), Microsoft Office (Word, Excel, etc.), CorelDRAW e jogos famosos, como GTA, NFS, etc. (não sei muitos nomes de títulos famosos).

Você já ouviu falar do Wine? Ele é o programa com versão para Linux e que tem como objetivo rodar programas de Windows. Como você já deve ter desconfiado, ele não é perfeito, nem todos os programas rodam bem. Mas se o Wine rodasse todos os programas de Windows mais pessoas usariam o Linux? Pela minha experiência, a resposta é SIM.

O outro lado da moeda é, dependendo do seu uso, você consegue sim fazer a maioria ou todas suas atividades sem depender do Windows ou dos programas para Windows. Para todos os programas famosos com versão para Windows, exite uma versão para Linux ou uma alternativa. E em caso da alternativa não ser viável para você, considere instala através do Wine. E se o programa não rodar bem através do Wine? Você ainda pode considerar manter o Windows e o Linux instalados no mesmo computador (escolhendo ao ligar qual sistema será usado), pois isso não causa nenhuma perda de desempenho do computador.

Ficou curioso sobre o mundo Linux? acesse www.ubuntu-br.org/comece

Um comentário sobre “O que falta para o Linux “dominar o mundo”?

  1. O Linux me trouxe programas originais. Utilizo editor de texto, planilha eletrônica, e programa para desenho já disponiveis quando instalei uma distribuição do linux.
    Quando começei a utilizar cad então, foi uma surpresa. O meu programa de cad não é sofisticado, eu não sou da Nasa (risos), ele é simples, mas é incrivelmente pratico,
    para minha pessoa vale : Quem tem menos tem mais !

    Curtir

Deixe um comentário