Inkscape 0.48 no Ubuntu 10.04

No Ubuntu 10.04 o versão do Inkscape no repositório oficial é a 0.47. A versão mais  recente, a 0.48, tem vários recursos legais que não existiam na versão anterior. Um exemplo é quando você arrasta uma imagem para dentro do desenho, ele pergunta se você deseja somente fazer um link ou salva-la dentro do arquivo SVG.

Para ter a versão mais recente do Inkscape em seu computador, é simples, vá em Aplicativos » Central de Programas do Ubuntu » Editar » Canais de software. Sua senha será solicitada. Agora vá em Outro software » Adicionar, aparecerá uma janela, copie e cole a linha abaixo no campo Linha do APT:

ppa:lucid-bleed/ppa

Clique em Adicionar canal e depois em Fechar, aparecerá uma janela, clique em Recarregar. Assim que o programa fechar, você deve seguir um dos procedimentos abaixo. O primeiro é para quem não tinha uma versão antiga do Inkscape já instalada, ou seja, será feita uma nova instalação. A segunda é para quem já tinha o Inkscape instalado, mas deseja atualiza-la para a versão 0.48.

  • Para fazer uma nova instalação: vá em Aplicativos » Central de Programas do Ubuntu. Uma janela será aberta e na parte superior direita dela tem um campo com uma lupa, nele você deve digitar  “Inkscape” (sem as aspas). Aparecerá uma lista, encontre o Inkscape nessa lista e clique em Instalar (nesse ponto, talvez o sistema solicite sua senha). No lado esquerdo da janela aparecerá duas setas verdes girando, isso quer dizer que o programa está sendo baixado e instalado. Assim que as setas pararem de girar, significa que seu Inkscape 0.48 está pronto para ser usado.
  • Para atualizar uma instalação já existente: Vá em Sistema » Administração » Gerenciador de atualizações e clique em Instalar atualizações. Agora que as atualizações já estão instaladas, seu Inkscape 0.48 está pronto para ser usado.

Para abrir o Inkscape, você pode encontra-lo em Aplicativos » Gráficos » Editor de Imagens Vetoriais Inkscape.

Caso, assim como eu, você não goste de ficar fazendo tudo pelo modo gráfico, abra o terminal (Acessórios » Terminal) e digite:

$ sudo add-apt-repository ppa:lucid-bleed/ppa
$ sudo apt-get update && sudo apt-get install inkscape

Dúvidas? Deixe um comentário.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s