Fazer vlog: Como editar um vídeo

Inscreva-se no meu canal: http://YouTube.com/Br4Rafael

Texto do vídeo: Olá pessoas! Fazer vlog, como editar um vlog. Eu tenho um roteiro aqui. Você pode parecer muito melhor do que você realmente é. É só editar! O resultado é esse ai:

Estou dentro do carro. Isso que eu vou falar agora eu vou cortar. A iluminação é boa. E o ambiente é sem ruído. Estou dentro do carro. A iluminação é boa. E o ambiente é sem ruído.

Antes de partimos para edição tenho que te passar umas dicas para seu vídeo não ficar uma BOSTA. Para gravar este vídeo eu estou usando em minha mão um celular (um Moto G 2) só para gravar o áudio e uma câmera (GoPro Hero3 White) no painel do carro.

Com o celular próximo a minha boca a qualidade do áudio vai ficar muito melhor. Eu gravo dentro do carro para não incomodar as pessoas ao meu redor, por que assim eu vou poder GRITAR sem nenhuma restrição e ninguém vai acordar. Além disso eu não vou ter problema com o barulho que está lá fora. Dentro do carro é bem silencioso. Se puder, grave dentro de um carro, no mínimo vai ser menos bagunçado que seu quarto feio pra caralho.

Tem uma lâmpada na minha frente para iluminar meu rosto. E preste bem atenção nesse detalhe. Seu vídeo vai ficar uma BOSTA se você não tiver uma boa iluminação.

Os exemplos a seguir mostram o antes e depois da edição. Na sequencia eu ensinarei como eu fiz tudo isso.

O resultado é esse ai:

Estou dentro do carro. Isso que eu vou falar agora eu vou cortar. A iluminação é boa. E o ambiente é sem ruído. Estou dentro do carro. A iluminação é boa. E o ambiente é sem ruído.

Como foi feita a edição do primeiro exemplo:

No editor (Kdenlive) eu criei um projeto com quantidade de poses e resolução compatível com o vídeo que a GoPro gravou.

Adicionei o vídeo para dentro do editor.

Como eu gravei o áudio separado do vídeo (com o aplicativo Smart Voice Recorder), eu vou pegar o arquivo que está no celular e tratar no Audacity. Basicamente o que eu vou fazer é equalizar para deixar o som com mais graves e com menos agudos. Já que esses microfones vagabundos só pegam o som agudo. Depois de feito isso eu exporto o arquivo em WAV.

No editor de vídeo eu sincronizo o áudio com o vídeo e depois agrupo para se tornarem um só. Para não misturar o áudio gravado pela câmera com o áudio gravado pelo celular eu removo o som da trilha onde está o vídeo.

Diretamente na trilha, e não no vídeo, agora vou melhorar o áudio com o efeito “Normalizar”. Eu deixo “Ganho” com 200%, “Ganho máximo” com 500% e “Janela” com “15 frames”, mas isso não é uma regra, você pode fazer como você quiser.

Agora que já deixamos o áudio mais agradável. Vou deixar esse vídeo mais claro. Tá escuro por que não teve uma boa iluminação. Para isso eu uso o efeito “Equilíbrio de 3 pontos”. Em “Cor cinza” eu escureço o cinza até que o vídeo fique de uma forma que me agrade.

Agora vou remover os momentos de silêncio e outras partes que eu não quero que fiquem no vídeo final. Essa parte é super fácil, só é repetitiva. O resultado é esse aí.

Este foi mais um vídeo do meu canal, espero que você tenha gostado. Inscreva-se no meu canal para acompanhar meus próximos vídeos e poste suas dúvidas nos comentários. Falou! Até a próxima!

Postagens relacionadas:

Gostou? Quer que meu trabalho continue? Inscreva-se no meu canal no YouTube para assistir meus vídeos.

Um comentário sobre “Fazer vlog: Como editar um vídeo

Deixe um comentário

