Como criar roteiro para vlog (canal do YouTube)

Isso é um passo a passo, você deve seguir nessa ordem. Não é o jeito certo nem o errado, é só o meu jeito de fazer. A prática vai te levar a perfeição. Combinar roteiro com edição você será um Deus, se comparado com você sem roteiro e sem edição.

Para fazer o roteiro, você já deve ter o assunto. Se você ainda não tem um assunto, leia meu artigo onde explico como eu faço para encontrar o assunto para gravar.

Se você já sabe do que vai falar, recomendo que pesquise o máximo possível e discuta com as pessoas ao seu redor ou na internet. Depois disso é hora de escrever o roteiro.

Abra um editor de texto, como o bloco de notas ou Word. A primeira coisa que você vai fazer é escrever o título do seu vídeo. Logo abaixo você vai escrever tópicos rápidos do que você quer falar.

Escreva preenchendo esses tópicos até encher uma folha A4 no Word ou programa similar. Evite fazer um roteiro com mais de uma página e com menos de meia página.

Não corro a risco de falar muito pouco e também não corra o risco de falar demais. Um texto muito grande pode significar que você está sendo inconclusivo. Fala fala fala e não diz nada.

Na internet as pessoas não tem paciência para vídeos longos. Eu acredito que você deve se focar em fazer vídeo entre 2 e 5 minutos de duração, sendo 3 minutos o ideal.

Depois de encher a página, volte acrescentando detalhes no seu texto. Se necessário mudar a ordem do que você escreveu, mude, pois você pode acabar só respondendo uma coisa importante já no final do vídeo.

Sabe aquele detalhe que você deixou para depois? Ele pode acabar não sendo visto. Você tem 30 segundos para convencer as pessoas a assistirem seu vídeo. Reformule seu texto pensando nisso.

Seu texto já está grande, com detalhes, na ordem certa… Agora volte encolhendo o texto o máximo possível para caber no A4 para o vídeo não ficar longo. Ao mesmo tempo procure deixar mais fácil de entender. Ninguém gosta de assistir vídeo longo, ainda mais de um desconhecido.

Nesse ponto seu texto já deve estar pronto. Agora tente deixar mais fácil de falar. Imagine que você vai ter que ler isso. Torne o texto mais natural, para ninguém perceber que você está lendo.

Na hora de gravar, você lê um trecho do seu texto, memoriza e fala. Se você achar necessário improvisar um pouco, improvise, mas busque seguir o texto como ele é, você gastou um tempo fazendo ele.

Não se preocupe se seu texto ficou muito bom ou não, o que importa é que o texto sempre será melhor do que você improvisando. Seu roteiro sempre será melhor que você.

Postagens relacionadas:

Gostou? Quer que meu trabalho continue? Inscreva-se no meu canal no YouTube para assistir meus vídeos.

12 comentários sobre “Como criar roteiro para vlog (canal do YouTube)

  1. Galera se inscrevam lá no meu canal do youtube o nome é : “Garota Alerquina” se inscrevam lá no canal e deem um like no video que vai me agudar bastante !!

    Curtir

  2. Galera se inscrevam lá no meu canal do youtube o nome é : “Um pouco de cada coisa ” se inscrevam lá no canal e deem um like no video que vai me agudar bastante !!

    Curtir

    1. amigo eu gostei mais eu gostaria de saber < que criterio vc usa para escolher que plano de câmera ou melhor que parte do texto eu uso um geral ou um detalhe , qual criterios usar?

      Curtir

  3. escreva se no meu canal Raissa quadros vai me ajudar muito um beijao e um abraço pra vcs beijos……….amores…..e comente oque vcs querem que eu faca no proximo video….

    Curtir

  4. Escreva se no meu canal:Vitória Roque. vai me ajudar muito até agora eu só fiz um vídeo, e estou sem ideias para o segundo vídeo então para vcs me ajudarem é só se escrever no canal curti caso vcs gostem neh, e por favor meninas e meninos comentem lá várias ideias para que eu possa fazer o proximo vídeo. Bom tchau meus amores!!!! Estou esperando pela sua visita no meu canal. BJSS!!

    Curtir

Deixe um comentário